sábado, 9 de janeiro de 2010

CONSTRUTIVISMO RUSSO

Quando gastei um post do blogue "Gomos do Tempo" com o excelente gráfico inglês Neville Brody, este especificou que uma das suas grandes influências tinha sido o Construtivismo Russo."Dicionariamente", o Construtivismo foi um movimento do primeiro quartel do século XX, com origem na Rússia, que preconizava a construção geométrica das formas, recorrendo a elementos não figurativos e valorizando os aspectos técnicos da obra.O Conctrutivismo Russo acompanhou, paralelamente, as experiências artísticas da Bauhaus, na Alemanha e da escola de De Stijl, na Holanda,- outra das influências de Neville Brody - que foram caracterizadas pelo interesse na abstracção pictórica e pela sua adesão (pelo menos parcial) ao pensamento socialista.O crítico Kikolaj Punin foi quem primeiro utilizou a palavra Construtivismo, referindo-se aos contra-relevos do escultor e arquitecto russo Vladimir Tatlin (1885 - 1953), realizados entre 1913 e 1914. O movimento só se torna realmente efectivo com o Manifesto Realista dos irmãos ex-russos, o escultor Naum Gabo (Naoun Pevsner)(1890 - 1977), naturalizado Estado-Unidense e o escultor Anton Pevsner (1886 - 1962), naturalizado francês, e pelas teses produtivistas do artista russo multifacetado Alexandr Rodchenko (1891 - 1956).Com a revolução russa surge a simbiose entre a arte e a política, em que são discutidas ou rejeitadas as tendências artísticas da época, tais como, o Cubismo, o Dadaísmo e o Futurismo. Assiste-se ao repúdio da arte burguesa ao consumismo cultural estandardizado. O pintor russo Kasimir Malevich (1878 - 1935) formula o Suprematismo, em 1913, que consiste na "supremacia da ideia e da sensação pura", exemplificado pela série dos seus quadrados "Quadrado Branco sobre Fundo Branco", de 1917.A Frente de Esquerda das Artes (LEF)do cineasta russo Serguei Eisentein (1898 - 1948), do escritor russo Vladimir Maiakovski (1894 - 1948)e do escritor e jornalista Isaac Babel (1894 - 1940)apresentavam como teoria artística "a arte colectiva do presente é a vida construtiva", concebendo a técnica como a abolição das tradições burguesas.O termo "obra" é substituído por "coisa" (objecto), onde se incluem a luz, o espaço, o plano, a cor e o volume.Outro dos artistas fundamentais do Construtivismo Russo foi o arquitecto, gráfico e pintor Lazar El Lissitzky (1890 - 1941)que define a função do artista como sendo a do "construtor de um novo universo de objectos". Aderindo ao Suprematismo, Lazer serve-se do termo Proun para definir projectos concretos, sínteses de forma e matéria que vai desenvolver em obras do grafismo publicitário, da edição, da arquitectura e do design, como, por exemplo, se pode observar nas suas obras no campo tipográfico "De Dois Quadrados, Em Voz Alta, As Quatro Operações", que foram utilizadas no processo educativo de gerações inteiras de artistas gráficos.No Construtivismo Russo, o sonho da arte ao serviço da sociedade exprime-se, igualmente, através da execução de obras de arquitectura pública, de que foram exemplos a maqueta preparatória do Monumento à III Internacional de 1919, os projectos para o Palácio do Trabalho e para os escritórios do jornal Pravda, em Leninegrado, o Pavilhão para a Exposição de Artes Decorativas de Paris, em 1925. Destaca-se, também, na década de 20 o génio urbanístico de Ivan Leonidov (1902 - 1959).Porém, com a ascensão ao poder de Josef Estaline (1879 - 1953), a partir dos anos 30, o pensamento livre deixa de existir e o Construtivismo, juntamente com toda a actividade artística de vanguarda, cessa o seu processo de desenvolvimento criativo.

Lisboa, 11/12/2009 - 15H34Biblioteca de Oeiras, 12/12/2009 - 12H41Centro Cultural de Belém, 13/12/2009 - 16h07Biblioteca de Oeiras, 14/12/2009 - 11H00Jorge Brasil Mesquita

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